Doação Arrecada no Hospital Med
2 de outubro de 2017
CRTR 15ª recebe visita técnica da Diretoria do CONTER
17 de outubro de 2017
Exibir tudo
QUANDO PREVENÇÃO É VIDA EM DOBRO
Conferir se a saúde estava em dia era fundamental.
A partir da mamografia, descobrimos microcalcificações suspeitas, cujo diagnóstico final foi câncer de mama.

OS SEUS EXAMES ESTÃO EM DIA?
O diagnóstico precoce é o 1º passo na luta contra o câncer de mama.

AUTOEXAME É SÓ PARTE DO CUIDADO

 
 

O objetivo do autoexame é fazer a mulher conhecer, detalhadamente, as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração. Ele deve ser feito, mensalmente, nos primeiros dez dias do ciclo menstrual. O autoexame, porém, não basta para diagnosticar precocemente o câncer de mama.

PREVENÇÃO HOJE, SAÚDE AMANHÃ

Quando torna o autoexame das mamas um hábito, a mulher aumenta as chances de diagnóstico e cura do câncer de mama. Mas só ele não é o suficiente, até porque muitas mulheres são afetadas pela doença mesmo sem apresentar fatores de risco. Por isso, é preciso estar em dia com exames precisos e confiáveis.

CONHEÇA A DOENÇA
O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres, ocupando a triste marca de 2º tipo mais frequente no mundo e listado entre as principais causas de morte feminina; A mulher deve ficar alerta diante destes sinais: nódulo palpável nas mamas e axilas; secreções nos mamilos; mudança de cor da pele; e retrações nos mamilos; Entre os principais fatores de risco estão: histórico familiar ou pessoal do câncer de mama e ovários; e diagnósticos de lesões suspeitas ou de alto risco em biópsias mamárias prévias. Exames periódicos de imagem são fundamentais para detectar alterações leves, não percebidas na avaliação física.
OUTUBRO ROSA
Movimento internacional que chama a atenção para a necessidade de controle do câncer de mama. É celebrado, anualmente, para a conscientização e o compartilhamento de informações.

EXAMES DE IMAGEM COM UM DIAGNÓSTICO PRECISO MAMOGRAFIA

É o método de rastreamento mais eficaz para reduzir a mortalidade pelo câncer de mama. Através dele, é possível detectar lesões na fase inicial, ainda passível de cura.

MAMOGRAFIA 3D (TOMOSSÍNTESE)

Realiza imagens tridimensionais com cortes milimétricos das mamas, permitindo ampla e detalhada visualização dos tecidos. Essa tecnologia possibilita um aumento de aproximadamente 50% na detecção do câncer de mama invasivo.

ULTRASSONOGRAFIA

É bastante eficaz, principalmente, na avaliação de pacientes jovens e naquelas com mamas densas. Também auxilia na caracterização de possíveis lesões vistas na mamografia. Além disso, é o principal método usado para guiar biópsias mamárias.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

É um exame muito sensível na detecção do câncer invasivo da mama, com papel fundamental no segmento de pacientes com alto risco para o desenvolvimento do câncer de mama e nas portadoras de implantes.