Visita ao Complexo Educacional de Petrolina
7 de novembro de 2017
IV Encontro Cientifico – FACIPE
14 de novembro de 2017
Exibir tudo

Há 119 anos nascia a radiologia.

No dia 8 de novembro celebramos a descoberta dos raios-X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, em 1895.

Em novembro, mais precisamente no dia oito, os radiologistas estão em festa: é o Dia Internacional da Radiologia. A data escolhida é uma alusão à descoberta dos raios-X, feito protagonizado pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, em 1895.

O Dia da Radiologia é mais um excelente motivo para cumprimentar e agradecer aos nossos radiologistas, dedicados profissionais que elaboram, com presteza e qualidade, os milhares de laudos por mês para todos exames que atendemos. Mas, há também uma função estratégica neste dia especial: é tempo de repensar os desafios da Radiologia. Temas como a evolução científica do setor, as mudanças na gestão do negócio e o impacto do dia a dia na vida do radiologista merecem ser reavaliados.

Se formos olhar pelo lado científico, tópicos como a redução de dose na radiação no exames de tomografia computadorizada, novas técnicas de ressonância magnética ou ainda a popularização de mamografias tridimensionais de baixa dose, merecem a atenção de especialistas e estudantes da área, exigindo horas de estudo e atualização. Isso sem falar no campo promissor da correlação dos achados de imagem com o genoma humano, que promete ser uma verdadeira revolução para a Radiologia num futuro próximo.