Edital Convocacao 003/2019
8 de outubro de 2019
STF decide favorável ao CRTRPE – Recurso Extraordinário nº 1.171.616-PE
12 de dezembro de 2019
Exibir tudo

Os meses de outubro e novembro trazem três marcos importantes para a radiologia brasileira: a campanha do outubro rosa na luta contra o câncer de mama; o novembro azul, que marca a luta contra o câncer de próstata e, não menos importante o aniversário da Radiologia.

Neste dia 8 de novembro de 2019 comemoramos os 124 anos em que um físico alemão descobriu um raio novo que tinha a capacidade de deixar marcas em películas fotográficas nomeando-o de Raios-X. Esta mesma técnica com pequenas variações é utilizada até hoje e constituiu-se ao longo de tantos anos com uma das mais importantes modalidades diagnósticas e configurando-se como uma das invenções que revolucionaram a medicina.

Estes mesmos raios-x são utilizados nos mamógrafos que ajudam no diagnóstico precoce do câncer de mama; estes mesmos raios-x são utilizados no tomógrafo que é utilizado para o diagnóstico do câncer de próstata.

O papel do Técnico/Tecnólogo em Radiologia é muito maior do que ‘apertar um botão’: é estudar, pesquisar, revolucionar buscando o melhor diagnóstico possível para o paciente, fruto do nosso trabalho.

Já saímos da revelação manual, entramos na processadora automática e agora estamos na era da telemedicina. Que a nossa evolução seja pautada na maior ética possível. Nesta data importante, desejamos que a nossa profissão continue evoluindo nos próximos 124 anos. Juntos. Sempre!